ORAÇÃO DA PAZ
Oração da paz em áudio
Reze com Gabriel Chalita
Senhor!
O mundo precisa de paz.
A paz não é apenas ausência de guerra.
A paz não é apenas o abandonar das armas.
A paz é decisão. É ação.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Da paz de crianças que aprendam desde cedo a amar e respeitar.
Da paz de adolescentes que convivam com as mudanças sem raivas.
Da paz dos jovens decididos a manter a harmonia do universo.
Da paz dos maduros de todas as idades, que não tenham preguiça de ensinar aos que estão ainda engatinhando pela vida.
Da paz dos velhinhos que se sintam livres e felizes. Que se sintam amados e acolhidos.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Da paz dos que pouco têm e, mesmo assim, partilham. Dos que sabem que os bens materiais ajudam, mas não constituem a essência de existir.
Da paz dos que muito têm e, tendo, agem como se não tivessem. E, agindo assim, são desapegados e generosos, e não guardam arrogância nenhuma em seus sentimentos.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Da paz das famílias que se fazem Igreja. Das famílias que, cientes da missão de educar, conduzem os filhos pelo legado do amor, da ética, da fé. Das famílias que conseguem viver sem máscaras. Mãe e pai. Mulher e homem. Não há superioridade, mas respeito. Não há violência, mas ternura. Filhos. Filhos nascidos e crescidos em espaço seguro, desde a gestação.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Da paz das escolas. Escolas que são espaços de luz e que têm a natural vocação de iluminar os que, iluminados, iluminarão o mundo. Das escolas em que professores, e funcionários, e alunos, e diretores vão construindo, juntos, um espetáculo de amor. Das escolas que, acolhedoras, abrigam os que hão de, no futuro, também saber acolher. Personagens que distinguem o acidental do essencial no aprendizado. Das escolas que ensinam a brincar e a respeitar. De professores que não confundem sisudez com competência. E que aceitam que o sorriso está na moda, e estará sempre.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Da paz da comunidade. Do bairro que tem de voltar a conversar. Dos vizinhos que, calados pelo medo, ou pelo tédio, ou pelo ritmo de uma vida acelerada, deixaram de lado o lindo costume de conversar e contar histórias. Das crianças que podiam brincar livres pelas calçadas, enquanto os pais se divertiam ao ver quanto todos podiam ser felizes.
De comunidades que se organizam para vencer a violência e a destruição. Das que sofrem quando sofre um de seus membros. Das que têm a capacidade de se reconstruir a cada vendaval e de contemplar com êxtase a calmaria.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Da paz que habita o coração das mulheres e dos homens. Só será possível reconstruir o mundo se reconstruirmos primeiro as pessoas. É de dentro para fora. E como essa paz é fundamental! A paz da serenidade, da sabedoria, da simplicidade. A paz do equilíbrio. A paz do amor. Esse sentimento que faz com que toda nossa ação tenha um sentido. Esse sentimento que faz com que o outro seja tão importante quanto eu mesmo. E que eu, Senhor, consiga agir na minha vida como se Tua fosse a ação. Pensar os Teus pensamentos. Amar o Teu amor.
Senhor!
O mundo precisa de paz.
Faz de mim um instrumento da Tua paz, como disse certa feita o santo que revolucionou o conceito de amor e de simplicidade: São Francisco de Assis.
Faz de mim um instrumento da Tua paz comigo mesmo, com os outros com os quais convivo, com o mundo e com aqueles que nem conheço, mas que são também meus irmãos.
Assim seja!
Livro "Educar em oração"
Histórico da Escola
A E.M.E.F Antonieta Gindri Reghelin foi criada em 29/09/1971 com o Decreto Municipal nº71/71, assinado pelo prefeito municipal Ervandil Reghelin. Recebeu a denominação de E.M.Antonieta Gindri Reghelin. A escola deu início em suas atividades em prédio alugado pela Srª Angelina Valente Pillar, Funcionando de 1ª a 5ª séries. Em 72 foi autorizado o funcionamento da 6ª serie, em 73 foi autorizado o funcionamento da 7ª série e em 74 o funcionamento da 8ª série. As primeiras professoras foram: Sirlei Terezinha Picolo, Sirley Terezinha Nunes da Silva, Joana Alvenir Quincozes Porto e Lenira da Silva Medeiros e como diretora Teresinha Bolzan Denardi, que assumiram na escola no dia 09 de março de 1970.Exerceram a função de diretora nesta escola:
-Teresinha Bolzan Denardi: de 1970 a 1974
-Joana Alvenir Quincozes Porto: de 1974 a 1977
-Odila Maria Quincozes Olson: de 1977 a 1979
-Neusa Nunes Sesti: de 1979 a 1987
-Maria Mazzari B. Pasa: de 1987 a 1988
-Santa Reethe Olson Carrillo: 1989 a 1992
-Cecilia Pilar: de 1993 a 1996
-Idenir Bacin Raiter: de 1997 a 2000
-Diva Becker: de 2001 a 2004
-Rubiamara Nunes Pires: de 2005 a 2006
-Lisandra Cadó Alves: 2007
-Roseli Mattos: 2008
-Tatiana Della Flora Bolzan: 2009 - 2010
-Silvane Guerra Pes - 2011 - 2012
Corpo Docente
PROFESSORES:
01. ANA PATRÍCIA DE OLIVEIRA BACIN 02. CARLA BIGUELINI 03. CLAIR DE FÁTIMA LIXINSKI GIACOMELLI 04. CLAUDIA PRINA RIGHI 05. JOSÉ ITAMAR KUNH 06. ELIANE ROSINEY PERES DORNELES 07. EUNICE OSTELLO DE AZEVEDO 08. IONE NEU ACOSTA 09. JANICE DE VARGAS ZANINI 10. JOCELAINE APARECIDA MIGLIORIN 11. LUCIANE IDA BORTOLAZ PIVETTA 12. MARIA UNIVERSINA KUNH 13. MARIA ONEIDE DAMIAN 14. MARIBEL ROSA TAMBARA 15. MARLISE VALAU DALOSTO 16. ROSELI RAYMANN DAL OSTO (In Memoriam) 17. SILVANA MARIA PRETTO BUSS 18. SILVANE GUERRA PES 19. TANIA MARIA BUZATTA 20. TATIANA DELLA FLORA BOLZAN FUNCIONÁRIOS: 01. MARIA CATARINA CORÓ MONTEIRO 02. DANIELA SANCHES VARGAS 03. DIRLENE TERESINHA PILLA MIGLIORIN SECRETÁRIO: 04. JEAN FABIANO DOLESKI FRANCOMONITORA:
PAOLA SANCHES VARGAS
ESTAGIÁRIOS:
JEAN TURCHETTI CAMILA LIXINSKI GIACOMELLI
Nenhum comentário:
Postar um comentário