A escola, locus de inclusão e convivência de diversidades, é fundamental na construção da cidadania. Sua função social relaciona-se ao desafio de assegurar a todos a oportunidade de aprendizagens significativas, desenvolvimento de potencialidades individuais e preparo básico para a vida em um mundo melhor. O reconhecimento da violência na escola, uma nova e urgente questão, é um primeiro passo na interpretação do fenômeno, caracterizado por sentimentos de medo, isolamento, angústia e tantos outros a interferir nas relações interpessoais. Ela chega a se confundir com a vilência das ruas, não respeitando o limite do espaço físico da instituição.
Pensar em promoção da saúde e resiliência(capacidade de superar as adversidades) transfere o foco da ação dos fatores de risco para os fatores de proteção. Estes funcionam como uma espécie de barreira, atrás da qual as pessoas parecem estar mais protegidas das situações difíceis da vida.
A promoção da saúde propõe a articulação entre escola, serviços de saúde, outros equipamentos sociais e comunidade, para proporcionar mais chances aos sujeitos sociais de encontrarem soluções para seus problemas. É fundamental a discussão e a reflexão coletiva sobre a realidade presente, o conhecimento de rede de complexidade do território e o desenvolvimento de ações/estratégias que modifiquem a realidade da comunidade.
Essa violência pode se manifestar de diversas formas e proporções preocupantes de agressão física, furto, roubo(em geral com o patrimônio da própria escola ou da comunidade escolar) porte de armas, tráfico de drogas, até ofensas verbais, aparentemente menos graves, que revelam atitudes discriminatórias, segregativas e humilhantes, por vezes difíceis de perceber ou mensurar. Hoje, é bastante frequente nas escolas o bullying.
São vários os sinais que podem indicar uma criança ou adolescente sob violência:lesões físicas; dificuldades de aprendizagem; comportamento apático, tenso, rebelde ou agressivo; isolamento-afastamento; choros; fugas de casa ou negação do convívio familiar ou de pessoas-grupos específicos; má nutrição; e outros.
Além do planejamento de intervenções no ambiente e nas relações sociais, com vistas á construção de relações mais saudáveis, cooperativas e solidárias, a escola pode integrar redes de prevenção de violências, comprometendo-se a identificar e previnir sinais de violência e outras manifestações que antecedem o evento violento.
Histórico da Escola
A E.M.E.F Antonieta Gindri Reghelin foi criada em 29/09/1971 com o Decreto Municipal nº71/71, assinado pelo prefeito municipal Ervandil Reghelin. Recebeu a denominação de E.M.Antonieta Gindri Reghelin. A escola deu início em suas atividades em prédio alugado pela Srª Angelina Valente Pillar, Funcionando de 1ª a 5ª séries. Em 72 foi autorizado o funcionamento da 6ª serie, em 73 foi autorizado o funcionamento da 7ª série e em 74 o funcionamento da 8ª série. As primeiras professoras foram: Sirlei Terezinha Picolo, Sirley Terezinha Nunes da Silva, Joana Alvenir Quincozes Porto e Lenira da Silva Medeiros e como diretora Teresinha Bolzan Denardi, que assumiram na escola no dia 09 de março de 1970.Exerceram a função de diretora nesta escola:
-Teresinha Bolzan Denardi: de 1970 a 1974
-Joana Alvenir Quincozes Porto: de 1974 a 1977
-Odila Maria Quincozes Olson: de 1977 a 1979
-Neusa Nunes Sesti: de 1979 a 1987
-Maria Mazzari B. Pasa: de 1987 a 1988
-Santa Reethe Olson Carrillo: 1989 a 1992
-Cecilia Pilar: de 1993 a 1996
-Idenir Bacin Raiter: de 1997 a 2000
-Diva Becker: de 2001 a 2004
-Rubiamara Nunes Pires: de 2005 a 2006
-Lisandra Cadó Alves: 2007
-Roseli Mattos: 2008
-Tatiana Della Flora Bolzan: 2009 - 2010
-Silvane Guerra Pes - 2011 - 2012
Corpo Docente
PROFESSORES:
01. ANA PATRÍCIA DE OLIVEIRA BACIN 02. CARLA BIGUELINI 03. CLAIR DE FÁTIMA LIXINSKI GIACOMELLI 04. CLAUDIA PRINA RIGHI 05. JOSÉ ITAMAR KUNH 06. ELIANE ROSINEY PERES DORNELES 07. EUNICE OSTELLO DE AZEVEDO 08. IONE NEU ACOSTA 09. JANICE DE VARGAS ZANINI 10. JOCELAINE APARECIDA MIGLIORIN 11. LUCIANE IDA BORTOLAZ PIVETTA 12. MARIA UNIVERSINA KUNH 13. MARIA ONEIDE DAMIAN 14. MARIBEL ROSA TAMBARA 15. MARLISE VALAU DALOSTO 16. ROSELI RAYMANN DAL OSTO (In Memoriam) 17. SILVANA MARIA PRETTO BUSS 18. SILVANE GUERRA PES 19. TANIA MARIA BUZATTA 20. TATIANA DELLA FLORA BOLZAN FUNCIONÁRIOS: 01. MARIA CATARINA CORÓ MONTEIRO 02. DANIELA SANCHES VARGAS 03. DIRLENE TERESINHA PILLA MIGLIORIN SECRETÁRIO: 04. JEAN FABIANO DOLESKI FRANCOMONITORA:
PAOLA SANCHES VARGAS
ESTAGIÁRIOS:
JEAN TURCHETTI CAMILA LIXINSKI GIACOMELLI
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