Dia do Desafio
Sorteio aconteceu no lançamento do evento no SESC Vila Mariana
Cidades do mundo todo numa disputa na qual a principal arma é a atividade física. É o Dia do Desafio 2004, cujo lançamento aconteceu quarta-feira, 5 de maio, no SESC Vila Mariana, com competição marcada para o dia 26.
Evento mundial criado em 1983, o grande desafio das cidades participantes é mobilizar e reunir a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes, a praticarem 15 minutos de atividade física durante o dia.
Sob a coordenação das unidades do SESC São Paulo - responsável pela organização do evento no continente americano - , as cidades inscritas no Dia do Desafio serão agrupadas em sete categorias, seguindo o critério do número oficial de habitantes. Nas cidades brasileiras será considerado o número disponível no site oficial do IBGE, censo de 2000. As cidades participantes receberão um formulário de pesquisa, o Censo de Participação, que é de fundamental importância para traçar um perfil das entidades e do público envolvido em cada município e região, além de orientar nas ações futuras.
No ano passado, 24 países participaram do evento contabilizando um total de 1.548 cidades e 38.244.756 participantes. Os países do Continente Americano participantes são: Antigua, Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
No encerramento do Dia do Desafio, o Coordenador de cada cidade deverá informar à Coordenação Regional (SESC de sua região, estado ou coordenação no país, no caso do exterior) o total geral de participantes. A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades será estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. Lembrando que nem sempre as cidades mais populosas mobilizam a maior porcentagem de pessoas.
História do Dia do Desafio
No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15h - quando a noite já pairava sobre as ruas - as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Porém, o inverno de temperaturas baixíssimas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte.
História do Dia do Desafio em Morretes
Morretes teve sua primeira participação em 2003, quando então “disputou” com a cidade de Esquipulaz, Estado de Chiquimula, na Guatemala, que tem 15.000 habitantes.
Morretes venceu o Desafio, tendo participação de 7.983 habitantes (52,26%), contra 1.525 habitantes (10,17%) da cidade de Esquipulaz.
O momento marcante de nossa participação foi executado às margens do Rio Nhundiaquara, onde centenas de estudantes, cidadãos e visitantes deram as mãos e abraçaram simbolicamente o rio, num gesto de união e solidariedade.
Este evento tem o controle e o apoio do SESC de Paranaguá, que aqui estará para verificar a veracidade dos relatórios enviados para a Central, bem como o apoio de empresas, escolas, associações de moradores, colégio estadual, colaboradores anônimos e da Prefeitura Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário